Livro de Apocalipse
Histórico da Revelação
Por volta de 70 d.C., o apostolo João assumiu um trabalho pastoral em éfeso, incluindo também a sua circunvizinhança ( as sete igrejas da ásia menor). O imperador da época era Nero que perseguia os Cristãos, mas quando Domiciano (um assasino frio) entrou a ser imperador intensificou a perseguição e exigia ser chamado de “senhor e deus” suas proclamações se iniciavam como: “ nosso senhor e deus domiciano ordena” e foi por ordem dele que joão foi exilado para Patmos (ilha rochosa localisada no rio Egeu com 16 km de extensão por 9,6 km de largura), nesta ilha havia um campo penal que os prisioneiros trabalhavam em minas. Neste lugar foi que João recebeu as visões e as escreveu por volta de 95 d.C.
Características de Apocalipse
Profético – (1:3; 10:11; 19:10; 22:7,10,18-19)
Cristocêntrico – É revelação de Jesus: Ele é Rei-Sacerdote ressucitado (Cap. 1) Examina sua igreja (Cap. 2 e 3), recebe adoração e louvor e titulo de dono da criação (Cap. 4 e 5), julga o mundo e retorna em glória (Cap. 6-19), reina (Cap. 20-22).
Abertura – Daniel recebeu ordens de selar seu livro, mas João não, como assim?: Os apocalípticos selavam o livro para que fosse revelado em um futuro distante, mas João não selou para que todos vissem . Apocalipse é revelação racional e ordenada de Cristo.
Simbolismo- Sugere símbolos para transmitir a mensagem, no qual o simbolismo espiritual todos entendiam menos os perseguidores romanos. O retrato de Cristo não é literal, cada parte tem um significado.
Fundamento no A.T – 404 v., 278 fazem referencia ao A.T. quase 500 ref. São feitas.
Numérico – apresenta varias series de 7: sete igreja, sete selos, sete trombetas, seta taças, sete candeeiros, etc. o 3,5, encontramos também 144.000 (múltiplo de 12) israelitas selados, 12 estrelas, 12 portas e 12 fundamentos.
Universal – foca o mundo todo.
Majestade – Cristo é soberano do unniverso que governa seu trono celestial. (44 trono, 37 rei, 40 poder e autoridade).
Solidário
Apogístico – è apogeu da bíblia e mostra o cumprimento de seus propósitos para o universo.
Interpretação
Há sugestão de 4 interpretações principais:
A- Pretérita: Já aconteceu. João escreveu durante a guerra entre Igreja e Roma, para confortar os cristãos. No entanto João escreve profecias.
B- Histórica: A revelação já vem acontecendo durante toda a história, mas qual a utilidade de apocalipse para os crentes se ele apenas previsse a história do mundo e qual seria seu valor hoje?
C- Espiritual: Abandonam o ponto de vista profético, e tem apocalipse como um símbolo da batalha entre Jesus e o Inimigo.
D- Futurista: Enfatizam o caracter profético, alegram-se com as lições, e reconhecem a fala de eventos reais que um dia vão acontecer.
7 Igrejas:
Mostra as necessidades espirituais de seu povo.
Cristo glorificado em meio as sete igrejas (1:20)
Cristo glorificado:
Vestes de Rei-Sacerdote
Cabelos – eternidade
Olhos – vêem tudo e julgam (DN 10:6, Hb 4:12 Ap 19:12)
Pés de bronze – Julgamento pois antigamente o altar de bronze era onde julgava o pecado.
A voz- como o mar que tem poder, e as correntes da revelação divina convergem para Cristo (Salmos 29 e Ez 43:2)
7 estrelas nas mãos – Pastores das 7 igrejas, cristo segura seus servos nas mãos.
Espada da Boca – Palavra que Julga.
O rosto – A gloria dele
Jesus é citado como estrela da manhã pois apartecerá no momento de maior escuridão, pouco antes da ira de Deus surgir no horizonte.
Igrejas:
Éfeso – era apostólica que começa a perder 1°0 amor a Cristo.
Esmirna – Perseguida do séc. I (100 -300 d.C)
Pérgamo – Uma igreja estatal, ligada a roma, domínio da religiosidade .
Sardes – Igreja reformada
Filadélfia – “amor fraternal” igreja missionária dos últimos dias.
Laodicéia – Indiferente, apóstata dos últimos dias.
Perigos da igreja:
Nicolaitas – Sugere a separação de clérigos e leigos na igreja. Nicolau significa – conquista o povo.
Sinagoga de Satanás – Religiosidade
Doutrina de balaão – a doutrina diz que podemos servir a Deus e continuar com os mesmos atos mundanos.
A pagã Jezabel – Sedução aos falsos ensinamentos.
Problemas da Igrejas
Èfeso – Fazem programa sem paixão. Obras sem amor.
Esmirna – Se sentia desencorajada por não ser rica como laodicense era sofredora e pobre, portanto não recebe criticas.
Pérgamo – Professava a Cristo e vivia em pecado, jugo de ditadores espirituais que promoviam a si mesmos.
Tiatira – Não ouvir Jesabel e manter a ordem de Deus.
Sardes – Reputação sem vida. Teve um grande nome e já não tinha mais. Pronta para morrer mas podia se renovar se caso se fortalecesse.
Filadélfia – Leva o evangelho para o mundo, mas a sinagoga de satanaz não esta muito londe deles por isso devem se previnir.
Laodicéia – Apóstata e indiferente. Muita disponibilidade financeira e não tem bênçãos. Riqueza material e pobreza espiritual.
Continuação nas próximas postagens!
Letícia Ap. Partezani Silva