Salmo 1: 1-6 > "Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! Pelo o contrário, o prazer nele está na lei do Senhor, e nesta lei eles meditam dia e noite. Essas pessoas são como arvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assimm tambem tudo o que estas pessoas fazem dá certo. O mesmo não acontece com os maus; eles são como a paha que o vento leva. No Dia do Juizo eles serão condenados e ficarão separados dos que obedecem a Deus. Pois o Senhor dirige e abençoa a vida daqueles que lhe obedecem, porém o fim dos maus são a desgraça e a morte.
Caracteristicas dos Felizes em Cristo!
1 - Separado do Mundo.
No vesiculo de n° 1 vemos que somos separados do mundo e do pecado: Compara-se a vida cristã a uma caminhada (veja Ef. 4:1,17; 5:2,8,15). Tudo se inicia com um passo de fé de crer em Cristo e prossegue quando não nos conformamos e procuramos nos aperfeiçoar dentro da palavra de Deus. Pegamos como exemplo um atleta em uma corrida, um bom atleta tem que ter atitude, tem um bom treinador e tem que ter prazer em ouvir os conselhos do treinador, pois assim ele sabe que vai alcançar vitórias, por isso tudo o que o treinador lhe aconselhar ele não pode somente guardar em sua mente mas tem que praticar, e se o treinador lhe avisar para ele não fazer tal coisa pois poderá se machucar então ele não fará, ou fará e se arrependerá, não é assim?! Este exemplo do atleta podemos aplicar na nossa caminhada cristã, vamos colocar Jesus como o treinador, e nós como atletas: Neste caso temos um otimo treinador que não gosta que fazemos o que é mal ao seus olhos, pois assim poderemos nos prejudicar, mas mesmo assim ele não tira a liberdade de escolha do atleta e o aconselha a não desobecer, durante o percursso a caminhada exige novas habilidades e novas experiencias e uma melhor capacitação e a pratica dos conselhos do Treinador, ou seja, precisamos estar habil na palavra, capacitado pela palavra, e praticar a palavra e inconformados com o tão pouco que ainda sabemos, separados e evitando o que não o fortalece nesta caminhada, separando-se para seu Treinador. Assim é tambem quando temos sede da palavra, exemplo: Estes dias atras eu estava na Igreja durante o culto e uma menina com uns 5 anos de idade pediu para que eu levasse ela para beber agua, chegando lá dei um copo cheio de agua para ela pensando que ela não conseguiria beber toda a água, mas ao contrario do que pensei, ela bebia a agua como se a cada gole a satisfazesse de forma que ela sentia prazer e alegria em estar saciando sua sede, não se satisfazendo somento com um copo d'água. Me impressionei ao relacionar a sua sede com a palavra de Deus, pois acredito que ninguem toma água forçado e assim é com a palavra: " Quando a conhecemos de verdade e sentimos ela saciando nossa sede, não temos mais vontade de parar de beber da fonte".
2 - Embebido na Palavra.
As pessoas que Deus abençoa não se satisfaz com o que pertence ao mundo; portanto deleitam-se na palavra do Senhor. Tem amor imenso a Biblia e em obedecer e isso traz bençãos para nossa vida, pois não a lêem apenas, mas meditam, estudam, querem entender, e deixam que o Senhor controle a vida conforme sua palavra e seu querer, estas pessoas são guiadas pelo Espirito Santo. O amor em obedecer a palavra significa pensar cuidadosamente nela e aplica-la em nossa vida, transformando então a nossa pessoa interior a cada dia.
3- Ficam próximos á água.
A agua de beber é um simbolo do Espirito Santo, e o versiculo 3 compara o cristão à arvore que sulga água das nascentes de rios escondidas na areia seca, vemos então que muitas vezes nos preocupamos com as folhas e frutos da arvore, ou seja, nos preocupamos com nossas obras e frutos das obras, quando na verdade precisamos é de valorizar a raiz, pois não há frutos bons se não houver raiz ligada ao rio do Espirito, vejo isso como a nossa relação com Deus. Atenção: Devemos regar nossa relação com Deus (orar, jejuar, meditar na palavra), pois só assim nós estaremos verdadeiramente alegres em Deus.
Conclusão
A nossa caminhada é a caminho da perfeição e estatura de Cristo, portanto nunca se conforme com o que ja sabe, mas se esforce, lute, gaste-se prazerosamente, sevindo a Deus e obedecendo-o, porque não pertencemos ao mundo, apenas vivemos nele, mas somos do nosso Senhor, vamos então seguir o exemplo deste grande mestre, para que na glória possamos alcançar sua estatura de varões perfeitos!
Letícia Partezani Silva
GRAÇA E PAZ!!!
ResponderExcluirPARABÉNS PELA MENSAGEM E QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO RICAMENTE A TODOS VOCÊS!!!
GRANDE ABRAÇO.